Manoel de Araújo Oliveira recebeu alta médica depois de passar 13 dias internado na enfermaria Covid-19 do Hospital Regional Justino Luz, no município de Picos, no Sul do Piauí. Idoso de 85 supera Covid-19 e deixa UTI
Aos 85 anos, Manoel de Araújo Oliveira é um dos pacientes que venceu a doença causada pelo coronavírus no Piauí. O idoso, que é hipertenso e já teve três pneumonias, recebeu alta médica nessa quarta-feira (10), após 13 dias internado na enfermaria Covid-19 do Hospital Regional Justino Luz, no município de Picos, a 306 km ao Sul de Teresina.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Aos 85 anos, Manoel Oliveira já superou três pneumonias e agora venceu a Covid-19
Divulgação/HRJL
De acordo com a equipe de saúde que atendia Manoel Oliveira, ele pedia todos os dias para fazer chamada de vídeo com a família e foi muito cooperativo durante o tratamento no hospital.
Os profissionais disseram ter ficado emocionados com a recuperação e o paciente agradeceu os cuidados. “Vou ficar com saudades de todo mundo que cuidou de mim. Obrigado!”, declarou Manoel ao deixar a unidade de saúde.
Hospital teve 27 altas
Hospital Justino Luz, em Picos
Antônio Rocha
Até o momento, o Hospital Regional Justino Luz registrou 27 altas de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A coordenadora da UTI Covid da unidade de saúde, Nara Laís, explicou que a maioria dos pacientes tratados são de outras cidades da região.
Manoel Oliveira, por exemplo, mora em Dom Expedito Lopes. “Os pacientes que vieram de outras cidades já estavam, no mínimo, com oito dias de sintomas. Ainda não tivemos um pico de casos e isso se deve ao isolamento social. É um sinal que está funcionando”, explicou.
Em maio, 34 pessoas infectadas pelo coronavírus deram entrada no hospital, sendo a taxa de óbitos por complicações causadas pela doença de 2,97% nesse período.
As altas médicas para continuação do tratamento em casa representam 28,38% dos casos e 1,65% seguem internados.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui